Site reúne informação específica sobre estomia para apoiar profissionais de saúde

Solução será apresentada durante a Semana Uma Só Saúde, em Bento Gonçalves (RS)

Para ampliar o acesso dos profissionais da saúde a informações relacionadas ao cuidado das pessoas que passaram por procedimento cirúrgico de estomia, o enfermeiro Rudnei Prush da Silva criou o Portal Educativo de Apoio ao Cuidado a Pessoas com Estomia (www.peapee.com.br).

A estomia trata-se de uma cirurgia na barriga para exteriorizar e fixar uma parte do intestino para que sejam eliminadas as fezes ou urina do organismo. Pessoas que têm problemas abdominais, doenças inflamatórios no intestino ou sistema urinário podem ganhar mais qualidade de vida a partir desta cirurgia.

O portal leva a informação para enfermeiros e profissionais de saúde, para prevenção de complicações e vem a partir das próprias necessidades dos profissionais, identificadas no dia a dia do trabalho. Cuidados para prevenir e tratar lesões de pele, identificar os dispositivos corretos para colocar no paciente são alguns dos conteúdos que estão disponibilizados na plataforma online, em formato de texto e vídeo.  

O site existe desde março de 2018, e foi resultado da pesquisa do mestrado profissional de Rudnei, na Universidade do Valor do Rio dos Sinos (Unisinos).  Durante seu trabalho como assessor técnico em um empresa de equipamentos médicos, ele visitava os demais municípios do Rio Grande do Sul, e percebeu a necessidade de qualificação objetiva dos profissionais da enfermagem. Só no Rio Grande do Sul há cerca de 11 mil pessoas ostomizadas no SUS.  Segundo o idealizador, que também é estomaterapeuta, o site preenche uma lacuna informativa e educativa e será atualizado à medida em que novas soluções surjam.

Ele afirma que o site contribui para a qualificação dos profissionais de enfermagem, com acesso gratuito de qualquer parte do mundo. A possibilidade de participar da Feira de Soluções para a Saúde – Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, expressa a possibilidade de ampliar a divulgação da plataforma virtual e assim contribuir para maior disseminação dessas informações técnicas para os profissionais da saúde.

A Feira será realizada de 22 a 25 de abril, em Bento Gonçalves e é promovida pela Fundação Oswaldo Cruz. Ela faz parte da Semana Uma Só Saúde, evento que congrega também o 30º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Clique aqui e conheça outras soluções que serão apresentadas durante os quatro dias de evento. 

As Feiras de Soluções para a Saúde surgiram em 2017, a partir do projeto Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz).  

A primeira edição da Feira, promovida pela Fiocruz, foi realizada em Salvador (BA), em 2017.

Related Posts
Leave a Reply

28 + = 34