Agenda 2030

Em 1º de janeiro de 2016 foi lançada oficialmente a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – adotada pelos líderes mundiais em Setembro de 2015 durante a cimeira do desenvolvimento sustentável realizada durante a Assembleia Geral da ONU. Nos próximos doze anos, os países irão mobilizar esforços para contribuir na implementação dessa Agenda que é uma aspiração de alcançar os cinco Ps do desenvolvimento sustentável: Parcerias para ter um Planeta sustentável, Próspero, em Paz, e justo com as Pessoas.

Clique aqui e aprenda mais sobre a Agenda 2030 e os seus 17 objetivos que nos nortearão para transformar “o mundo naquele que queremos”.

Rede Agenda 2030

Rede destinada a promover conversas e decisões em torno da Agenda 2030 no Brasil, no contexto Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.

O trabalho enfoca o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3: Saúde e Bem Estar, de forma articulada com os demais 16 ODSs.

O que é a Estrategia Fiocruz para a Agenda 2030?

Em 2017, a presidência da Fiocruz instituiu a “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030”, considerando a análise histórica, de conjuntura e prospecção de futuro da instituição. A estratégia incorpora o documento das Nações Unidas ao desenvolvimento estratégico e ao programa de trabalho da Fiocruz em médio e longo prazos, com um entendimento que parte da determinação social da saúde e de temas conexos, dos estudos sociais de ciências, da ecologia de saberes e da teoria crítica sobre inovação e de modelos de desenvolvimento.

A matriz histórica da Fiocruz assenta-se em uma forte correlação entre saúde, desenvolvimento e sustentabilidade. Neste sentido, a Agenda das Nações Unidas e a da Fiocruz caminham juntas: em ambos os casos, o que se busca é a integração de direitos humanos, políticas sociais, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento de modo que, como diz o lema do documento internacional, não seja Ninguém deixado para trás.

Agenda 2030 na Fiocruz
Blog #Ágora2030
Notícias, textos autorais e tutoriais fresquinhos para apoiar a inteligência cooperativa