Participe da 6ª Feira de Soluções para a Saúde

Uma ferramenta que utiliza informações do ciberespaço sobre violência no trânsito para articular e orientar as intervenções dos agentes de trânsito, segurança pública e saúde. Um ambiente virtual que reúne profissionais, estudantes e pesquisadores para o compartilhamento de experiências, conhecimentos, ferramentas e recursos. Uma nova abordagem que otimiza a análise de dados com vistas ao aumento da cobertura vacinal. Estes são alguns exemplos de inovações em aplicação ou em desenvolvimento que compõem o portfólio da 6ª edição da Feira de Soluções para a Saúde. O evento, com inscrições abertas, será realizado de 27 a 29 de novembro em Brasília (DF). Com o tema Transformação Digital na Saúde, a Feira é fruto da articulação entre a Fiocruz Brasília e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), com patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Pela primeira vez a capital federal sediará o evento, que já contou com edições de norte a sul do país, além de uma versão virtual, durante a pandemia de Covid-19. Dezenas de soluções para a saúde serão apresentadas na Feira, cuja programação inclui, ainda, oficinas, palestras, rodas de conversa, mesas de negociação, pôsteres e hackatona, bem como estandes e outras apresentações. O objetivo é disseminar ciência, tecnologia e inovação entre diferentes públicos, e fomentar produtos e serviços criativos e inovadores com potencial de promover a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

As soluções cadastradas para esta edição abordam temas como educação, ciência e tecnologia abertas, arboviroses, hanseníase, tuberculose, HIV/Aids, pesquisa clínica, judicialização da saúde, cuidado com a gestante e registro das ações dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). São projetos que se direcionam ao cotidiano dos serviços de saúde, à gestão e tomada de decisões, à educação e comunicação, com variadas possibilidades de aplicação para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), do nível local ao nacional. Facilitar a comunicação com os usuários, ampliar o conhecimento da população sobre seu status de saúde, oferecer ferramentas seguras e acessíveis para teleatendimentos, transformar conhecimentos em práticas inovadoras e automatizar processos para acelerar a transformação digital na saúde estão entre os objetivos dos autores dos trabalhos, que vêm de todas as regiões do Brasil.

A diversidade é marca registrada da Feira. Ao lado de soluções criadas por equipes já veteranas, aparecem também projetos protagonizados por alunas da educação básica do Rio de Janeiro, que propuseram um aplicativo para apoiar mulheres em situações de violência. E vários outros aplicativos estarão na vitrine da 6ª Feira de Soluções para a Saúde, voltados, por exemplo, para a saúde da população LGBTQIAPN+ ou para a gestão da qualidade da nutrição hospitalar. Aos aplicativos se somam um observatório que disponibiliza indicadores de ciência, tecnologia e inovação em saúde; um repositório que arquiva, preserva e compartilha dados digitais para pesquisa; e uma plataforma que concentra experiências bem-sucedidas de unidades e trabalhadores do SUS de todo o país. Na lista de soluções, é possível encontrar, ainda, um sistema nervoso artificial que auxilia na recuperação de pacientes que sofreram derrame e uma plataforma de monitoramento da saúde que avalia dados biológicos captados pela câmera do celular.

Para conhecer as soluções e acompanhar toda a programação da Feira, inscreva-se em: agora2023.tmeventos.site/evento/login.php (gratuito)

Tem uma solução para a saúde? Você também pode apresentá-la. Cadastre-se aqui: solucoes.agora.fiocruz.br (no menu horizontal superior, à direita, clique em “Cadastrar Solução”, selecione solução de serviço, industrial ou social, assinale “Feira de Soluções DF” e preencha o formulário; gratuito)

Outra oportunidade de participar é a Hackatona SUS Digital. Saiba mais

SERVIÇO:

6ª Feira de Soluções para a Saúde

Data: 27, 28 e 29 de novembro de 2023

Local: Millenium Convention Center (Clube da Ascade – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, Conjunto 10, Lote 18, Asa Sul, Brasília/DF)

Mais informações: feira.agora.fiocruz.br

Leave a Reply

− 1 = 4