Fiocruz leva viagem virtual ao Castelo Mourisco à Expo Dubai

Por uma semana a Fiocruz vai estar na Expo Dubai. A partir de 28 de dezembro os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Fundação e até fazer uma visita virtual pelo Campus Maguinhos no Pavilhão do Brasil. A Exposição Mundial ocorre a cada cinco anos e traz temas como tecnologia e sustentabilidade. Ela começou em 1º de outubro, cercada por cuidados para que os visitantes possam ter uma participação interativa, mas evitando aglomerações. O projeto da exposição da Fiocruz propõe discutir a tecnologia em saúde, o acesso à saúde como direito universal e a saúde na Agenda 2030 ao abordar a atuação da Fundação diante dos impactos da pandemia.

O Pavilhão do Brasil está localizado no Distrito da Sustentabilidade. Logo no térreo, na Praça das Águas, uma animação do boneco Oswaldinho (em homenagem a Oswaldo Cruz) convida o visitante a subir e conhecer a Fiocruz e a exposição. No primeiro andar, uma animação do Zé Gotinha dá as boas-vindas. Com o título Saúde para todos e Agenda 2030: reconstruindo um mundo melhor pós-Covid, a exposição ocupa 403m² e reúne vídeos, jogos e muita informação. 

Vídeos serão projetados contando mais sobre a Fiocruz. Um deles mostra a presidente Nísia Trindade Lima exemplificando o trabalho feito pela Fundação contra a pandemia, como a construção de um centro hospitalar, centrais de diagnóstico e a expansão do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). 

Totens com o Fiocraft (a versão virtual da instituição dentro de um dos jogos digitais mais populares do mundo, o Minecraft) permitirão “caminhar” pelo campus da Fiocruz. No chão, um grande mapa do Brasil mostrará a abrangência da Fundação em todo o território nacional. Basta apontar com o celular para o QR Code para saber mais sobre aquele instituto.   

Adiante, um portal permite a visita virtual ao Castelo em 3D. O visitante pode caminhar, abrir portas, ver objetos históricos e entender a importância da Fiocruz na produção de vacinas no país desde a criação da instituição, assim como saber mais sobre a imunização no Brasil.   

Nove monitores apresentarão temas centrais, como o papel da Fiocruz no combate à Covid-19, a alta e a redução na ocupação de leitos de UTI no país após a vacinação, as diversas atividades envolvidas, a produção de vacinas em Bio-Manguinhos, o desenvolvimento de kits de diagnóstico e as ações na Comunidade da Maré. 

Trechos do documentário Sars-CoV-2: o tempo da pandemia, de Eduardo e Lauro Escorel (direção) — que traz depoimentos de pesquisadores, como Pedro Barbosa, Gonzalo Vencina Neto e Paulo Chapchap — e de vídeos como Akira e a vacina também serão exibidos. Outro vídeo de suma importância mostra a como a Fiocruz se dedica a preparar um futuro inclusivo e sustentável. Para isso, a Fundação elege a Agenda 2030 como um dos eixos centrais para referenciar seu desenvolvimento institucional criando a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030) para coordenar a operacionalização destes objetivos.  

“A Expo Dubai é um dos eventos de maior relevância mundial e tem esse ano uma configuração muito especial, pois escolheu temas associados à Agenda 2030 como seu mote central”, conta o coordenador da EFA 2030 e da Exposição da Fiocruz na Expo Dubai, Paulo Gadelha. “A escolha da Fiocruz pela Apex [Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos] para ter no Pavilhão Brasileiro uma exposição relacionada ao campo de atuação da saúde e ao protagonismo da instituição nessa área, ilustrando a trajetória exemplar que nossa Instituição tem, nos deixa muito orgulhosos. Em um espaço extremamente disputado, onde estiveram presentes estados, grandes empresas etc, a Fiocruz se sente privilegiada em levar um pouco de sua estrutura e trabalho ao público de mais de 600 mil visitantes, até o momento, do Pavilhão Brasileiro”, acrescenta Gadelha.  

A Fiocruz já tinha muito do material utilizado pronto, como o Fiocraft e vídeos, o que baixou o investimento da participação na Expo Dubai para cerca de R$ 200 mil. A instalação ficou por conta da Apex.  

“Tivemos muito cuidado no planejamento para não infringir nenhuma norma da pandemia. É interativo, mas mesmo a visita 3D é guiada para restringir a necessidade de contato com o material”, conta a coordenadora-executiva da Exposição da Fiocruz na Expo Dubai, Lisabel Klein.

Leave a Reply

23 + = 32