Fiocruz e parceiros desenvolvem pesquisa acadêmica com foco no trabalho dos auditores do SUS

Por Heloisa Caixêta

A Fiocruz, em parceira com o Departamento Nacional de Auditores do SUS (Denasus), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), e o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems), apresenta a pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco. Com o objetivo de elaborar estratégias de acompanhamento e fortalecimento da atuação do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA), a proposta visa a aplicação de boas práticas de modo a elaborar estratégias assertivas para bom funcionamento o serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e, consequentemente, ajudar a melhorar o sistema de saúde pública no Brasil.

Com o projeto, espera-se identificar o cenário real da auditoria e do ambiente de controle no SUS e avaliar a maturidade dos serviços de auditoria interna. A ideia é mapear quantitativamente a situação atual das unidades de Auditoria e Controle nos estados, Distrito Federal e municípios, e qualitativamente, conforme modelo das três linhas do Instituto dos Auditores Internos (IIA), com a finalidade de elaborar estratégias de acompanhamento e fortalecimento da atuação do SNA.

Com o apoio de entidades como o Denasus, o Conass e o Conasems, será possível aprofundar o conhecimento da atual situação da atuação do SNA no país, além de aplicar pesquisa e relatório em todas as unidades da federação.

O questionário em formato digital será realizado com base no modelo internacional de avaliação da atividade de auditoria interna IA-CM (Internal Audit Capability Model for the Public Sector). Uma avaliação IA-CM fornece base estruturada para que a atividade de auditoria interna cumpra suas responsabilidades e garanta que esteja bem posicionada para atender às necessidades atuais e futuras da organização.

Após a pesquisa, espera-se diagnosticar a maturidade da auditoria e controle nos estados, Distrito Federal e municípios, além de desenvolver um modelo único de apoio técnico e operacional, reformando o que foi estabelecido no Decreto Nº 1.651, de 28 de setembro de 1995, que regulamenta o Sistema Nacional de Auditoria no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Leave a Reply

17 − 13 =