Importância da ciência para a sociedade é destacada durante abertura da Feira de Soluções para Saúde

Nathaállia Gameiro

A Feira de Soluções para Saúde, a Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios e o Congresso das Prefeituras do Ceará tiveram início nesta quarta-feira, 16 de outubro, em Fortaleza (CE). Os eventos, promovidos pela Fiocruz, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará e a Associação dos Municípios do Estado do Ceará, reúnem gestores, estudantes, pesquisadores, empreendedores, professores e empresas com palestras, oficinas e maratonas.

Durante a abertura, a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, ressaltou que a instituição tem o olhar nacional, regional e municipal e realiza um trabalho de longa data, com grandes desafios nas áreas de saúde, ciência, tecnologia e educação. Ela lembrou a história da ciência e da divulgação científica e a importância para a sociedade. Afirmou ainda que a instituição busca refortalecer as linhas de pesquisa do Ceará e fortalecer a atenção básica, bioeconomia e novas tecnologias para o controle dos vetores.

“A Fiocruz tem orgulho em somar à Feira de Conhecimento. Sem ciência e sem as tecnologias feitas nas universidades e instituições, é impossível pensar em um país soberano e com justiça social, por isso a Fiocruz está aqui e prosseguiremos nessa questão. O evento responde muito bem a pergunta ‘Para que ciência?’”, destacou. Os diretores das unidades regionais da Fiocruz e o ex-presidente da Fiocruz Paulo Gadelha marcaram presença na Feira.

Para a vice-governadora do Estado, Izolda Cela, um dos pilares para o alcance da sociedade que todos desejam, com mais igualdade e equidade, desenvolvimento da educação, ciência e arte e com valores, é a ciência.

O presidente da Aprece, Nilson Diniz, afirmou que o evento apresenta temas que fortalecem a atenção primária e que podem ser colocados na pauta municipalista.

A parceria com os municípios foi um dos destaques da fala do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda, que lembrou que todas as pesquisas e produtos tecnológicos se dão para atender às necessidades dos municípios, o que ela ressalta como importante para colocar a ciência e tecnologia em função dos municípios.

“A Fiocruz está instalada no Ceará para trabalhar pela população do estado e do nordeste. O Ceará necessita da ciência e nós fazemos nos nossos laboratórios de universidades e instituições. Por isso temos um grande investimento em pesquisa. O evento gera impacto e atrai grandes empresas. O investimento em ciência vale a pena. No Ceará tem ciência, tecnologia e inovação sim”, vibrou.

A abertura da Feira contou também a apresentação da orquestra sinfônica da Universidade Federal de Sobral, com homenagem ao Centenário do Eclipse, com a música “O Sumiço do Sol”. A programação é gratuita e reúne atividades sobre inovação, vacinas, uso da água, inclusão social, sustentabilidade ambiental, entre vários outros temas, apresentados em diversos formatos, que serão abordados até sábado, 19 de outubro.

Leave a Reply

68 − = 63