ONU lança estratégia Jovem 2030

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou nesta segunda-feira (24) uma nova estratégia de parceria com 1,8 bilhão de jovens do mundo com o objetivo de ajudar a colocar “suas ideias em ação”.

Notando que foi uma satisfação ver tantos rostos jovens na ONU para lançar a nova estratégia “Juventude 2030”, Guterres destacou uma lista de desafios que “a maior geração jovem da história” enfrenta hoje.

Ele observou que “globalização, novas tecnologias, deslocamento, encolhimento do espaço cívico, mudanças nos mercados de trabalho e impactos climáticos” pressionam a juventude em toda parte.

Segundo ele, mais de um quinto dos jovens não trabalha, estuda ou passa por treinamentos; um quarto é afetado por violência ou conflito armado; e os jovens permanecem excluídos dos programas de desenvolvimento, ignorados nas negociações de paz e ignorados na maioria das decisões internacionais.

Ao mesmo tempo, ele lembrou que os jovens são “uma vasta fonte de inovação, ideias e soluções”, que pressionam pelas mudanças necessárias em tecnologia, ação climática, inclusão e justiça social.

“Capacitar os jovens, apoiá-los e garantir que eles possam realizar seu potencial são fins importantes em si mesmos”, enfatizou. “Nós queremos isso para todas as pessoas, em todos os lugares.”

Além disso, para cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável para um mundo mais pacífico, sustentável e próspero, “precisamos que os jovens liderem”, acrescentou.

As prioridades do plano incluem abrir novas rotas para envolver os jovens e amplificar suas vozes; fortalecer o foco da ONU no acesso a serviços de educação e saúde; colocar empoderamento econômico dos jovens na frente das estratégias de desenvolvimento, com foco em treinamento e empregos; trabalhar para garantir seus direitos e engajamento cívico e político; priorizar o apoio a jovens em conflito e em crises humanitárias, incluindo a sua participação nos processos de paz.

Com informações da ONU Brasil.

Leave a Reply

3 + 7 =