Dados convenientes para os ODSs, com o lançamento da plataforma de dados SDSN para os ODSs

por Lauren Barredo


Em 14 de julho de 2020, o SDSN e o Governo da Finlândia desejam convidá-lo para um evento paralelo oficial da HLPF sobre dados oportunos para os ODS.

Data: 14 de julho de 2020 Horário: 8:00 às 9:00 EDT | 14:00 às 15:00 CEST | 15:00 às 16:00 EEST Clique aqui para mais fusos horários

Registro Necessário: Por favor, registre-se online clicando aqui

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é uma oportunidade de mobilizar a comunidade global para enfrentar os desafios econômicos, sociais e ambientais. Para cumprir as Metas de Desenvolvimento Sustentável na década restante, esses desafios precisam ser enfrentados com dados georreferenciados oportunos (anuais ou mais frequentes), em oposição à norma histórica de dados pouco frequentes e desatualizados. A miríade de dados e ferramentas disponíveis não pode, contudo, enfrentar os desafios da implementação dos ODSs enquanto as informações são produzidas e usadas em silos. As principais partes interessadas, incluindo decisores políticos, funcionários do governo, jornalistas, acadêmicos, estudantes e membros da sociedade civil, precisam de um espaço virtual onde possam se reunir para acessar dados oportunos relevantes para os ODS e aprender a usá-los efetivamente para impulsionar a Agenda 2030. Com apenas 10 anos restantes para alcançar os ODS, há uma necessidade urgente de uma plataforma de dados que torne dados de qualidade e oportunos para os ODS acessíveis a todos, melhore o conhecimento de ferramentas geoespaciais e sistemas de informações geográficas (GIS) e desenvolva capacidade de uso essas ferramentas para apoiar agendas globais e formulação de políticas. Em parceria com a Esri e a National Geographic, o SDSN desenvolveu uma plataforma, ‘SDGs Today’, com dados em tempo real e oportunos para os ODS. Os ‘ODS hoje’ apoiarão e incentivarão os países e outras instituições a produzir e compartilhar seus dados com essa plataforma comum e universalmente benéfica. A plataforma também abrigará material de treinamento e educação em GIS relevante para uma variedade de grupos de interesse, ajudando a treinar futuros e atuais líderes em GIS para o Desenvolvimento Sustentável. Os ‘ODS hoje’ têm o potencial de revolucionar a maneira como entendemos e comunicamos a urgência dos ODS, como desenvolvemos soluções e a velocidade e qualidade com que fazemos as duas coisas.

Agenda das Atividades:


7:45 am EDT   Virtual Meeting Room Opens

8:00 am EDT   Welcome Remarks (TBC)

8:05 am EDT   Announcement of SDGs Today Data Hub 
                             Jeffrey D. Sachs, President, SDSN

8:10 am EDT   Remarks on Timely Data for the SDGs 
                             Sofie Sandström, First Secretary, Second Committee, Sustainable Development,
                             Permanent Mission of Finland to the United Nations

8:20 am EDT   Panel Discussion on Timely Data for the SDGs
                             Juan Daniel Oviedo, Director, Administrative Department of National Statistics of Colombia (DANE)
                             Carmelle Terborgh, Lead Account Manager, Nonprofit and Global Organizations, Esri

8:45 am EDT   Q&A with the Participants

8:55 am EDT   Closing Remarks
                             Jeffrey D. Sachs, President, SDSN

Leave a Reply

51 + = 60