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O que é o Ágora eLattes?

A Plataforma Lattes é um sistema de informação curricular, disponibilizado pelo CNPq, que permite o registro de atividades e resultados dos pesquisadores brasileiros. Atualmente, a plataforma conta com mais de cinco milhões de currículos cadastrados. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, o currículo Lattes (CV Lattes), se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.

No entanto, a plataforma do CNPq foi projetada para exibir informações individuais de cada pesquisador. Muitas vezes, realizar uma compilação ou sumarização de produções bibliográficas para um grupo de usuários cadastrados de médio ou grande porte (e.g. grupo de professores, departamento de pós-graduação, etc) requer um grande esforço mecânico que muitas vezes é suscetível a falhas.

A fim de superar esta limitação, o Ágora eLattes visa proporcionar um serviço aberto para processamento e realização de consultas de currículos de forma agregada e inteligente.

Inicialmente, o serviço disponibilizado oferece um universo de 34.000 currículos de pesquisadores da Fiocruz e colaboradores da instituição.

Futuramente pretende abranger o conjunto dos currículos existentes na plataforma Lattes.

Dúvidas sobre o eLattes

O que é o e-Lattes?

É uma ferramenta web que permite a análise de um conjunto de currículos de forma simultânea e não de maneira individual como é feito na plataforma lattes.

De onde vieram os dados que estão na ferramenta?

Existem dois conjuntos de dados. O primeiro conjunto de dados são os currículos que totalizam hoje aproximadamente 34.000. Esse número pode ser aumentado caso seja definido pela instituição.
O segundo conjunto são as análises permanentes e temporárias que foram criadas com base em dados de lotação dos funcionários da instituição.

Como foi definido o conjunto de 34.000 currículos?

O universo de 34.000 é composto por todos os servidores da Fiocruz com lattes que foram encontrados na base do CNPq, todos os seus colaboradores de projetos e publicações científicas que estavam descritos no lattes e todos os seus orientadores e orientandos.

Esse universo de currículos pode ser modificado?

Com certeza.
No momento está sendo trabalhado para se incorporar os currículos de todos que trabalham temas específicos da saúde independente se são da Fiocruz ou não.
Outro unvierso poderá também ser definido pelos gestores das diferentes unidades da Fiocruz.
A questão é que quanto mais currículos na base maior a demanda por espaço e pessoal para a manutenção pois os currículos deverão ser atualizados toda semana.

Pode-se acessar currículos direto na base do lattes, além dos que estão no universo interno?

Sim.
No entanto essa funcionalidade só será implementada quando o serviço for testado e validado em ambiente de produção.
A expectativa é que esta implementação ocorra ainda no primeiro semestre de 2018.

Quanto ao universo de análises, este pode ser modificado?

Pode sim ser modificado.
A proposta é que com a interação e demandas dos usuários novas análises serão feitas e demandadas.
Nesse momento foram colocadas como permanentes as análises de todas as unidades e os funcionários lotados nessas unidades.
Essas análises não constam por exemplo os terceirizados ou bolsistas ou pesquisadores visitantes, apenas os funcionários.
O ajuste dessas análises para incorporação de outros universos e pesquisadores deve partir dos próprios usuários.

As análises podem ser feitas por universos diferentes das unidades?

Podem e devem!
As análises são as demandas informacionais dos usuários do sistema. Estes que devem definir o que querem avaliar, qual o universo de pesquisadores, qual o período e assim por diante.
Pode-se ter análises por laboratório, grupos de pesquisa ou outros.
O fato de se ter de todas as unidades neste momento é importante para questões de gestão institucional, mas no nível da unidade cada uma pode ter a sua forma de análise que melhor atenda as suas necessidades.

Qual a diferença entre uma análise permanente e uma temporária?

A proposta da permanente é que ela seja atualizada toda semana ou mês junto com os currículos e de forma automatizada.
Dessa maneira os gestores e pesquisadores teriam sempre a informação atualizada.
As temporárias são feitas por qualquer um que tenha o interesse de avaliar um conjunto qualquer de currículos e tem data para ser excluída por questões de espaço.

Quem pode fazer novas análises ou definir como temporárias ou permanentes?

Hoje existem 3 perfis diferentes na plataforma.
O primeiro perfil pode ver todas as análises disponíveis e já realizadas por outros pesquisadores utilizando os dados da forma como preferir.
O segundo perfil pode criar novas análises até o limite de currículos aceitável. Esse limite é criado por conta do tempo de processamento para grupos muito grandes como de 1000 ou mais pesquisadores.
O terceiro perfil pode criar novas análises e pode transformar análises temporárias em permanente.

O que é exatamente uma análise?

É a escolha e disponibilização de um conjunto de currículos, com uma descrição feita pelo pesquisador quando da sua criação com base nos temas, universo e datas da pesquisa.
Na análise são disponibilizadas os dados descritivos de publicação, orientação e perfis com duplicação de trabalhos.

Existem outras análises e funcionalidades em curso?

Sim.
Já temos as colaborações científicas e por projeto mas não está disponível para visualização.
Além destas estamos com todos os demais dados do currículo (produções artísticas, patentes e outros) mas precisam ser validadas.
Outras medidas são senioridade e genealogia que estamos trabalhando.
Quanto a proposta de pesquisa estamos trabalhando com a utilização de mineração de texto e aprendizado de máquina dentro do ambiente.
Depois que estiverem maduras essas análises serão disponibizados
para o ambiente web.

Poderão ser feitas outras demandas de criação de análises e incorporação de novos currículos?

A proposta que temos é de que as análises sejam feitas por outras equipes das próprias unidades.
Podemos até oferecer esse tipo de serviço mas deve ser planejado à parte e no momento não existe equipe definida para isso.

Poderão ser feitas outras demandas de criação de novas funcionalidades ou indicadores?

Existe hoje uma equipe dedicada no desenvolvimento da ferramenta.
Todas as novas demandas por funcionalidades e indicadores deverão ser feitas para esta equipe coordenado hoje pelo Ricardo B. Sampaio e Jesús Mena Chalco e serão colocadas em ordem de prioridade para a sua incorporação ou não ao sistema.

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