Fiocruz na Vanguarda da retomada da Implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Vinicius Ameixa

A busca por um futuro sustentável e equitativo é uma empreitada que reúne esforços de diversas esferas da sociedade. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob a representação de Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030), esteve no centro das discussões durante a audiência pública “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Desafios para Implementação”, realizada na Câmara dos Deputados. O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil, do Executivo e parlamentares, abordando as perspectivas e os desafios para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

A Importância da Audiência Pública

A audiência pública contou com a presença de diversos atores comprometidos com a implementação dos ODS no Brasil. Maria Fernanda Coelho, secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), destacou a relevância do parlamento assumir a liderança nesse processo. A discussão abordou estratégias para alcançar os resultados esperados até 2030, unindo esforços da sociedade civil, governo e parlamento.


Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Compromisso Coletivo

O evento reuniu uma gama diversificada de representantes, incluindo organizações não governamentais, instituições de pesquisa, defensores dos direitos humanos e parlamentares. Alessandra Nilo da ONG Gestos, Mônica Andreis e Laura Cury da Aliança de Controle do Tabagismo e Promoção da Saúde, e outros líderes discutiram o Relatório Luz, que analisa a implementação dos ODS no Brasil. A participação ativa da Fiocruz, reforça a importância da colaboração interdisciplinar na busca por um futuro brasileiro mais justo e equitativo.

Fiocruz e a Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030

A presença da Fiocruz nesse importante debate reflete seu comprometimento com a Agenda 2030, que apresenta 17 ODS e 169 metas globais para guiar ações em áreas cruciais até 2030. A instituição, com mais de um século de excelência em pesquisa e saúde pública, tem desempenhado um papel ativo na promoção desses objetivos. A EFA 2030, tem liderado esforços cruciais, alinhando a visão da instituição com as metas e aspirações da ONU.

Leave a Reply

− 8 = 2