Diálogos Amazônicos: Fiocruz, Sociedade Civil e Governos se unem para Estratégias Sustentáveis na Região

Vinicius Ameixa

Entre os dias 4 e 6 de agosto, o Hangar Centro de Convenções, em Belém, será palco do evento: Diálogos Amazônicos. Encontro que busca juntar esforços entre a sociedade civil organizada e representantes governamentais para delinear novas estratégias visando a sustentabilidade e desenvolvimento da região.

O evento é parte integral da Cúpula da Amazônia, cujos resultados serão compartilhados com líderes mundiais que se reunirão nos dias 8 e 9 de agosto na mesma cidade. Uma série de plenárias organizadas pelo Governo Federal, com uma participação social ativa, além de atividades auto-organizadas por diversas entidades, movimentos sociais, acadêmicos, centros de pesquisa e agências governamentais, compõem o cronograma abrangente dos Diálogos Amazônicos.

Dentre os diversos eventos auto-organizados, destaca-se o “Papel Estratégico das Tecnologias Sociais para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 na Amazônia”. Este evento é coorganizado pela Fiocruz em colaboração com um grupo de parceiros dedicados. A programação alinha-se com o compromisso do Brasil em sediar a Cúpula da Amazônia e futuramente a COP30 em 2025, em Belém.

O enfoque na sustentabilidade não é dissociado dos direitos humanos, sendo ambos elementos fundamentais na busca por um desenvolvimento equitativo e duradouro na região Amazônica. A iniciativa visa a estabelecer um diálogo contínuo e produtivo entre representantes governamentais e a sociedade civil dos países da PanAmazônia. O objetivo é avaliar progressos e desafios das Tecnologias Sociais (TS), explorar inovações sociais, acelerar a adoção de novas tecnologias e dar voz às comunidades locais na formulação de políticas.

Metodologias de co-criação, ciência cidadã e governança compartilhada são os pilares deste esforço colaborativo.

“O papel estratégico das tecnologias sociais para o alcance dos ODS na Amazônia” acontece no dia 05/08/2023, sábado, a partir das 18h.

Leave a Reply

+ 79 = 82