Ajuda

O que é a Ágora?
A Ágora é uma rede de redes virtuais que fornece em um mesmo espaço funcionalidades de interação e cooperação entre diferentes atores em torno dos temas das pesquisas em saúde, ciência e tecnologia.

Quais as ofertas da plataforma?
A plataforma Ágora envolve uma série de funcionalidades que são: redes para criação de grupos de debates, repositório de arquivos, notícias, eventos e um banco de iniciativas e soluções.

O que é a Ágora 2030?
A Ágora 2030 é uma das estratégias da plataforma Ágora. A Ágora 2030 é uma das iniciativas da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, cujo objetivo é estimular o desenvolvimento da inteligência cooperativa em prol dos ODS, além de ser uma contribuição da Fiocruz para a iniciativa global. Desta forma, visa mobilizar os cidadãos, profissionais, pesquisadores, instituições públicas e privadas, entre outros, a estarem engajados nas temáticas da saúde e C&T que compõem as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O que são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para a Agenda 2030?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros. Para saber mais sobre os ODS e a Agenda 2030, acesse: http://www​_.estrategiaods.org.br

O que é um Desafio 2030?
O Desafio 2030 é um aplicativo mobile em forma de jogo virtual de curadoria de inovações para um mundo sustentável. Ele acontece em edições temáticas associadas à Agenda 2030 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Ao participar, o jogador transforma o povoado Ágora, assim como queremos mudar o mundo. Cada edição acontece segundo a lógica de evento virtual, portanto, apenas durante um dado período é que é possível participar. Não conseguiu participar de uma edição? Aguarde que, em breve, outra será lançada. 😉

O que é a curadoria social no Desafio 2030?
A curadoria social é uma forma de permitir que qualquer pessoa, independente de sua formação, promova diferentes iniciativas relacionadas ao tema da edição em vigor. Na curadoria social, dois lados ganham: a iniciativa, que através da curadoria recebe apoio, visibilidade e relevância por suas propostas associadas à Agenda 2030, e o próprio participante, que se qualifica e se certifica como curador do assunto em questão.

Como eu faço para participar do desafio?
É bem simples. Você pode baixar no seu smartphone o aplicativo do Desafio 2030 na Apple Store ou na Play Store, já que ele está disponível tanto para o sistema operacional IOS quanto para Android. Uma vez que você faça o download, basta se cadastrar e começar a jogar.

O que são missões?
Missões são etapas que você percorre ao longo do desafio. Cada missão corresponde a um dos cinco P’s do Desenvolvimento Sustentável, que são: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Parceria e Paz. Quando você conclui uma missão você ganha um selo e vai, aos poucos, reconstruindo o povoado Ágora, que o cenário do jogo, numa alusão a construção de um mundo mais sustentável.

Que tarefas eu preciso realizar em cada missão?
São as tarefas relacionadas à curadoria. Um desafio compreende a curadoria de 40 iniciativas que dialogam com os ODSs para a Agenda 2030. Cada missão tem um conjunto de tarefas que podem ser: visualizar, favoritar, curtir, compartilhar, comentar e apoiar.

Como eu me torno um curador de um Desafio 2030?
Participando do jogo e cumprindo todas as 5 missões, no final, você tem uma missão especial de curadoria que segue a mesma lógica das demais. Concluindo todas as etapas você receberá em seu email um certificado de curadoria relacionado ao evento virtual do Desafio 2030, relacionado ao tema da edição.

Eu posso visualizar iniciativas sem participar do Desafio?
Sim, mas você não estará contribuindo para um mundo sustentável, já que a nossa proposta é que todos possam ajudar um pouquinho. De todo modo, na página do Desafio você encontra todas as iniciativas participantes do Desafio e outras que compòem o banco de dados Ágora.