Sol Nascente e Pôr do Sol: Participe da oficina de cartografia social

A Fiocruz Brasília, a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e as representações do Sol Nascente e Pôr do Sol convidam todos os interessados do território Sol Nascente/Pôr do Sol (DF) a participar da segunda oficina de cartografia social e classificação de risco, que será realizada no dia 22 de junho, a partir das 14h, em Ceilândia (DF).

A atividade visa mapear os pontos de ameaças, vulnerabilidades e resiliências em cada território, de acordo com levantamento feito com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Caso queira participar, envie nome e telefone para o e-mail boletimradarterritorios@gmail.com

O projeto
Esta oficina é uma atividade da Rede de Radares para Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Sala de Cooperação Social, iniciativa da Fiocruz Brasília, por meio do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade, e da Codeplan. O projeto faz parte do convênio firmado entre as duas instituições para criar uma rede de inteligência cooperativa no Distrito Federal e fortalecer a governança local das políticas públicas para o desenvolvimento territorial.

Com o projeto, será criada uma Sala de Cooperação Social, “dispositivo” de inteligência cooperativa para monitorar e avaliar as condições de vida em territórios de maior vulnerabilidade social. A Sala vai reunir e disponibilizar informações estruturadas e não estruturadas para orientar a ação coletiva, integrando pesquisa, educação e ações estratégicas na busca de soluções para os problemas relacionados às condições de vida no território. As informações poderão servir de subsídios para a tomada de decisão do poder público, sobretudo em momentos de crise, como no caso da pandemia de Covid-19. A iniciativa segue o modelo do Radar de Territórios, contemplado na Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps).

Confira a programação:

14h às 14h10: 1º Momento. Esse é o meu lugar – “As vozes do território”
14h10 às 14h20: 2º Momento. Apresentação dialogada do Projeto (contextualização) – “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e a construção de identidade, autonomia e cidadania”
14h20 às 14h30: 3º Momento. Apresentação da metodologia: Cartografia Social – “Instrumento de gestão popular”
15h às 16h: 4º Momento. Continuação da Cartografia Social – “Instrumento de gestão popular”
16h às 16h20 4º Momento. Lanche – “A alimentação como ato político e de soberania alimentar (Interação, diálogo e troca de saberes, sabores e práticas)
16h20 às 17h30 – 5º Momento. Finalização da Cartografia Social
17h30 – Encerramento

Serviço:
Local: Centro Cultural Desportivo de Ceilândia
Data: 22 de junho
Horário: 14h
Endereço: QNM 13 – Ceilândia Norte – Brasília

Leave a Reply

76 − 74 =