Fiocruz Brasília e Codeplan iniciam trabalho da parceria com foco no desenvolvimento territorial no DF

oficina codeplan

A Fiocruz Brasília e a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) realizaram nesta sexta-feira (3/12) oficina de trabalho para construção do plano de ação do acordo de parceria para Governança Territorial Saudável e Sustentável no Distrito Federal. O plano de trabalho visa a criação de uma Rede de Inteligência Cooperativa, voltada para o desenvolvimento territorial do Distrito Federal com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Fabiana Damásio, diretora da Fiocruz Brasília, falou sobre a importância deste trabalho. “No Distrito Federal nós estamos construindo parcerias e estreitando laços para identificarmos como a gente fortalece nossa ação nos territórios e colabora de forma efetiva. E este projeto reúne essa possibilidade, desde a Plataforma de Inteligência Cooperativa com Atenção Primária à Saúde (Picaps) e que tem o objetivo de articular a atenção primária com a vigilância para a produção de dados para a tomada de decisão na área de saúde”, afirmou.

“Esta era uma parceria que a gente queria muito fazer. Estamos felizes por estar aqui. A oficina de hoje será uma realização valiosa para esse projeto”, afirmou Renata Florentino, diretora de Estudos Urbanos e Ambientais da Codeplan.

Durante os trabalhos, foram alinhadas as expectativas em torno do projeto. Também foram definidos objetivos, metas, estratégias para as Salas de Cooperação Social, além da definição do território onde será aplicado o projeto-piloto.

Wagner Martins, coordenador Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília avalia a importância do projeto. “A gente quer ativar no território uma rede de governança com foco nos ODS, para que possamos ver as mudanças na ponta”, diz.

Related Posts
Leave a Reply

75 + = 76