Fiocruz Brasília promove oficina no Rio Grande do Sul com foco no desenvolvimento territorial

oficina quintais RS

Entre os dias 24 e 25 de novembro, uma equipe da Fiocruz Brasília esteve em Cerro Largo (RS) para participar da oficina Diálogos Prospectivos e Plano de Ação, que faz parte do “Projeto Gênero, Quintais Produtivos e Desenvolvimento Territorial Saudável, Sustentável e Solidário”. A iniciativa é parte de uma cooperação técnica entre a Fiocruz e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).

O objetivo do projeto é promover o uso saudável, sustentável e solidário dos territórios a partir da ativação e fortalecimento de processos de governança territorial para promoção da saúde, soberania alimentar e geração de renda. O foco são os quintais produtivos agroecológicos e as práticas populares em saúde desenvolvidas por mulheres agricultoras familiares, caminhando para internalização da Agenda 2030.

Além de Fiocruz e Contag, participaram da oficina a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) e os sindicatos de trabalhadores rurais de Cerro Largo, Caibaté, Guarani da Missões e Salvador das Missões.

Os principais pontos levantados durante a oficina foram questão hídrica, envolvendo o uso, a qualidade e a gestão da água; violência contra a mulher e feminicídio; os impactos do uso dos agrotóxicos; alimentação saudável; sucessão rural e educação como estratégias para permanência da juventude no campo; e o modelo de desenvolvimento e tecnologias.

“Mesmo em um contexto de crises, com desfinanciamento das políticas públicas e destituição de espaços para a gestão democrática, entre os atores participantes foi predominante a compreensão de esgotamento do agronegócio como modelo de desenvolvimento para a região. Foi manifestada uma preocupação coletiva com os impactos gerados por este modelo. O que levou a uma convergência de ideias e propostas em torno dos objetivos do Projeto Quintais, sobretudo no que diz respeito ao fortalecimento da rede sociotécnica presente no território”, avalia Socorro de Souza, pesquisadora do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília.

Ao final dos trabalhos foi formado um comitê gestor local para dar continuidade às ações com representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul, Rede Ecovida, os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cerro Largo, Caibaté, São Pedro do Butiá, Salvador das Missões e Guarani das Missões, a Pastoral da Criança, a Fetag-RS, e a Rede de Promotores Populares em Saúde.

Foto: Flora Fonseca/Fiocruz Brasília

Related Posts
Leave a Reply

56 − 53 =