Fiocruz e Denasus promovem oficina da pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco

Por Heloisa Caixêta

A Fiocruz Brasília foi palco, nesta sexta-feira (16/07), de uma oficina para discutir a pesquisa (Re)conhecer para fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em foco. Com a participação de auditores do Departamento Nacional de Auditores do SUS (Denasus), o grupo promoveu debates para avaliar o nível de densidade das perguntas constantes no modelo IA-CM e suas aplicações na realidade brasileira.

A oficina teve a participação de auditores do Denasus, entre assistentes sociais, farmacêuticos, administradores e nutricionistas. O grupo de técnicos trabalhou com base na metodologia do Café Mundial, processo criativo participativo que gera diálogo entre grupos de pessoas.

O professor Wagner Martins, coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília, ressalta que a oficina é o início da operacionalização da pesquisa. “Os trabalhos contribuem para começar a montar a pesquisa que será aplicada nos entes. A importância desta oficina é para calibrar as tarefas para a executar projeto piloto”, afirmou. 

“O objetivo da oficina é fazer avaliação do IA-CM para que a pesquisa fique mais a cara do trabalho dos auditores. Com a contribuição do grupo, a equipe da Fiocruz irá consolidar as perguntas mais votadas para se debruçar em cima delas”, pontou Gabriel Veloso, analista de gestão da Fiocruz Brasília.

Para Germano Farias, coordenador-geral de promoção do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), a realização da oficina “resultou em uma etapa bem dinâmica, em que os pesquisadores da Fiocruz e os técnicos do Denasus puderam trocar ricas experiências em prol do desenvolvimento do produto”, ressaltou.

Fernando William Evangelista, auditor do Denasus, afirma que esta é uma etapa importante dos trabalhos. “Nós estamos em um momento da pesquisa que precisa a começar a delimitar o escopo das perguntas que o IA-CM vai levar para o questionário. A oficina é importante para deixar o trabalho mais claro”, afirmou.

O IA-CM

O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector) é uma ferramenta que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva. Uma avaliação IA-CM fornece base estruturada para a atividade de auditoria interna cumprir suas responsabilidades e garantir que esteja bem posicionada para atender às necessidades atuais e futuras da organização.

A pesquisa

A pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco tem o intuito de mapear e analisar, tanto quantitativamente, quanto qualitativamente, o nível de governança nos estados e municípios, e ficar a par da situação atual das unidades de auditoria e controle para elaborar estratégias de atuação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).

Após a pesquisa, espera-se diagnosticar a maturidade da auditoria e controle nos estados, Distrito Federal e municípios, além de desenvolver um modelo único de apoio técnico e operacional, reformando o que foi estabelecido no Decreto Nº 1.651, de 28 de setembro de 1995, que regulamenta o SNA no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Leave a Reply

87 − = 86