Fiocruz e Denasus apresentam projeto de pesquisa em reunião do CIB/GO

Por Heloisa Caixêta

Aconteceu nessa quinta-feira (15/07) a apresentação da pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco, durante a 6ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do estado de Goiás (CIB/GO), encontro entre a Secretaria de Saúde do estado de Goiás e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás.

Com a apresentação do professor Wagner Martins, coordenador do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília, a pesquisa foi bem recebida pelo secretário do Saúde do Estado, Ismael Alexandrino Filho, que reafirmou a importância da sua realização para mapear a governança nos estados e municípios, e ficar a par da situação atual das unidades de auditoria e controle para elaborar estratégias de atuação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).

Goiás foi o estado escolhido para receber o piloto da pesquisa acadêmica desenvolvida com base no modelo internacional de auditoria interna, o IA-CM. A aplicação da pesquisa no estado ajudará na elaboração do conteúdo a ser distribuído pelo país.

Para Wagner Martins, o sucesso da apresentação da pesquisa é o primeiro passo para o apoio nacional. “A aceitação de órgãos como a Secretaria de Saúde de Goiás e o Cosems do estado são importantes para legitimar a aplicação da pesquisa”, afirmou.

A pesquisa

A pesquisa (Re)conhecer para Fortalecer a Auditoria do SUS: SNA em Foco tem o intuito de mapear e analisar, tanto quantitativamente quanto qualitativamente, os níveis de governança nos estados e municípios, e ficar a par da situação atual das unidades de auditoria e controle para elaborar estratégias de atuação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).

O estudo terá caráter nacional envolvendo as estruturas de governança do Sistema Único de Saúde (SUS) e os órgãos de auditoria e controle dos entes federados. Com a pesquisa espera-se identificar o cenário real da auditoria e do ambiente de controle no SUS e avaliar a maturidade dos serviços de auditoria interna.

Leave a Reply

55 − 54 =