Webinar ONWARD # 3: Geotecnologias aplicadas para estudos de doenças transmitidas pela água no Brasil (15/07)

  • Dia: 15/07
  • Horário: a partir das 11h bsb (14h UTC)
  • Inglês

No próximo dia 15 de julho de 2021, as 11h, Ricardo José de Paula Souza e Guimarães do Instituto Evandro Chagas do Ministério da Saúde – Brasil, apresenta o seminário: Geotecnologias Aplicadas para Estudos de Doenças Transmitidas pela Água no Brasil, no 3º Webinar da Série ONWARD sobre Água e Doenças relacionadas, suas ligações com a qualidade ambiental, métodos de monitoramento e soluções.

Contexto do evento:

A saúde humana é constantemente influenciada por parâmetros sociodemográficos e ambientais. A aplicabilidade das geotecnologias em problemas de saúde é uma ótima alternativa para a determinação de locais de risco – áreas consideradas de maior vulnerabilidade. Esta apresentação mostra o uso de geotecnologias (smartphones, GNSS, GIS, Sensoriamento Remoto etc.) aplicadas ao estudo de doenças de veiculação hídrica, com foco principalmente em estudos de casos brasileiros, embora aplicáveis ​​em qualquer outro lugar. A apresentação está dividida nos seguintes tópicos: definições e utilização de bases de dados (dados primários e secundários); abordagens de georreferenciamento / geocodificação; aquisição de variáveis ​​sociodemográficas, ambientais e de sensoriamento remoto (tipos de dados vetoriais e matriciais); perfil socioepidemiológico; análise de regressão; análise espacial e temporal (distribuição espacial, kernel, buffer, varredura, krigagem, risco, modelos etc).

O evento solicita inscrição prévia no link: Inscrição no Webinar – Zoom

Mais informações, acesse (em inglês): ONWARD Webinar 3 – Applied Geotechnologies For Waterborne Disease Studies In Brazil – AIR Centre | Atlantic International Research Centre

O evento tem o apoio do AIRCENTRE – Atlantic International Research Centre, um quadro de colaboração internacional para enfrentar os desafios globais e as prioridades locais no Oceano Atlântico.

Leave a Reply

6 + 1 =