Fiocruz apresenta soluções de saúde urbana e saneamento em Feira Digital

Fernando Pinto

Assegurar o saneamento não convencional participativo para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental: este é o objetivo de um trabalho que será apresentado na Feira Digital de Soluções para a Saúde, que será realizada pela Fiocruz de 9 a 11 de dezembro. O projeto tem como finalidade implementar os Sistemas Alagados Construídos (SAC’s) em comunidades próximas ao campus da Fiocruz Mata Atlântica, no Rio de Janeiro. Os SAC’s são uma técnica ambiental e economicamente viável, que utilizam recursos naturais e renováveis. Apresentando fácil operação e manutenção, são indicados para aplicação em regiões carentes de saneamento básico.

A proposta é do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica, e tem como principal objetivo apresentar uma alternativa viável e adequada para reduzir a poluição ambiental, que impacta famílias em situação de vulnerabilidade socioambiental, em especial nestes tempos de Covid-19.

Para o engenheiro da Fiocruz Marcos Filgueiras Jorge, responsável pelo projeto, esta é uma alternativa viável e adequada para promover um habitat saudável e sustentável nas comunidades. “A implantação de soluções alternativas para o tratamento dos resíduos domésticos, priorizando sistemas coletivos para grupos familiares, proporcionará melhoria da saúde e qualidade de vida, uma vez que reduz a exposição a agentes causadores de doenças, além do mau cheiro e degradação ambiental”, afirmou.

Outro projeto do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica, que também será apresentado na Feira de Soluções, traz uma abordagem de saúde urbana e ambiental para crianças. A iniciativa tem como objetivo oferecer às crianças, no contraturno escolar, diversas oficinas, no âmbito do projeto Clubinho da Mata.

“Utilizamos diferentes recursos pedagógicos para trabalhar a ludicidade ao longo do processo, como expressão artística, jogos, brincadeiras, teatro, contação de histórias, vídeos, experiências sensoriais e vivências com a confecção de produtos pelas crianças”, explicou a psicóloga Flávia Passos Soares, pesquisadora do Campus Fiocruz Mata Atlântica.

Acesse o site da Feira: https://feira.agora.fiocruz.br/

Clique na imagem para retornar para o Hotsite da Feira de Soluções para Saúde Virtual
Leave a Reply

20 + = 23