Suspeita de Covid-19? Dra. June pode ajudar

Fernanda Marques

Você suspeita que possa estar com Covid-19 e precisa de orientações? Dra. June pode ajudar. Ela é um chatbot que simula um atendimento inicial em saúde. Para acessar o serviço, basta usar o WhatsApp. Por voz ou por texto, o usuário conversa com a robô e, aplicando inteligência artificial, ela gera um protocolo sugerindo cuidados e encaminhamentos para o paciente. Ao mesmo tempo, ela também notifica as unidades de saúde e lideranças comunitárias locais sobre possíveis focos da doença.

Dessa forma, Dra. June é uma solução que contribui para a vigilância em saúde, uma melhor gestão de recursos e a tomada de decisões com agilidade para prevenir a disseminação da Covid-19. Dra. June é um dos projetos que serão apresentados na Feira de Soluções para a Saúde, que será realizada pela Fiocruz de 9 a 11 de dezembro, em formato virtual.

“Com essa aplicação, busca-se somar esforços na vigilância em saúde, facilitar o atendimento primário ao paciente com suspeito de Covid-19 e proporcionar uma ferramenta de apoio à gestão da saúde nas diversas esferas governamentais”, comenta a pesquisadora Klena Sarges Marruaz da Silva, do Laboratório de Inovação do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB/Fiocruz).

Clique na imagem para retornar para o hotsite da Feira de Soluções para a Saúde Virtual
Leave a Reply

19 − 16 =