Feira virtual apresentará soluções para o enfrentamento das crises sanitárias do século XXI

Fernanda Marques

A 4ª edição da Feira de Soluções para a Saúde será realizada de 9 a 11 de dezembro, em formato totalmente virtual, com o tema “Enfrentando as crises sanitárias e epidemias: panoramas e perspectivas”, em alusão ao papel da Fiocruz em seus 120 anos de existência. O evento é gratuito e reunirá trabalhos que têm contribuído para o enfrentamento das crises sanitárias destas primeiras décadas do século XXI, como a pandemia de Covid-19, a tríplice epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, e os desastres ambientais. A expectativa é que trabalhadores e gestores da saúde, estudantes, pesquisadores, institutos de fomento à pesquisa, empresários, empreendedores, movimentos sociais e todos os interessados participem ativamente das atividades.

A Feira de Soluções para a Saúde tem como objetivo abrir espaços de diálogo e ativar redes cooperativas para a apresentação e a difusão de trabalhos que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e para a melhoria dos determinantes da saúde. “Nesta edição da Feira, queremos mostrar a atuação das diferentes unidades da Fiocruz no enfrentamento de epidemias e urgências sanitárias”, afirma o coordenador de Gestão e Integração Estratégica da Fiocruz Brasília, Wagner Martins.

As soluções apresentadas podem ser tecnológicas/industriais, sociais ou de serviços; podem estar relacionadas a ações de prevenção, cuidado, diagnóstico, tratamento, vigilância, gestão ou combate a vetores de doenças; e podem ser comunicadas em diferentes formatos (roda de conversa, vídeo, jogo etc.). O primeiro dia do evento será dedicado a questões de Saúde, Ambiente, Economia e Sociedade; o segundo abordará a Covid-19, seu enfrentamento e cenários; o último dia trará discussões sobre a vigilância de longo prazo para Dengue, Zika, Chikungunya e outras doenças tropicais.

Promovida pela Fiocruz, por meio da Fiocruz Brasília, do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs), da Coordenação de Eventos e da Coordenação da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, a Feira de Soluções para a Saúde se integra à Feira do Conhecimento, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

Histórico

As Feiras de Soluções para a Saúde surgiram em 2017, a partir do projeto Plataforma de vigilância de longo prazo para zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília e do Cidacs. A primeira edição da Feira foi realizada em Salvador (BA), com tema direcionado ao combate à zika e às síndromes congênitas.

Em 2019, foram realizadas duas edições: uma em abril, em Bento Gonçalves (RS), com o tema Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis; outra em outubro, em Fortaleza (CE), que abordou a Saúde Digital. Para conhecer as soluções apresentadas nas edições anteriores do evento, acesse https://solucoes.agora.fiocruz.br/

Leave a Reply

9 + 1 =