AGENDA SAÚDE e AGROECOLOGIA

Celebrando um pouco mais de um ano da realização do I Encontro Diálogos e Convergências em Saúde e Agroecologia em Paraty e um mês do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA) em Sergipe, a Fiocruz realiza nova reunião com as experiências de diferentes territórios do país conectadas à Agenda “Saúde e Agroecologia”.

A reunião realizada nos dias 2 e 3 de dezembro aconteceu na unidade de Manguinhos e contou com diferentes vivências com o projeto Terrapia. Além de acolher em seu espaço ecológico parte da programação da reunião, a equipe do projeto cuidou dos almoços e lanches partilhados, possibilitando o contato prático do grupo participante na reunião com o principal ingrediente do projeto: a promoção de saúde a partir da ingestão de alimentos exclusivamente crus.

Ao total foram 57 participantes, de 15 unidades diferentes da Fundação, além de representantes da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba (FCT) e da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia).

Entre os objetivos da reunião, o mapeamento de iniciativas para 2020, buscando maior integração e intercâmbio entre as ações, projetos, unidades e territórios. Os primeiros sobrevoos indicam, pelo menos 50 diferentes ações previstas por essa rede para o próximo ano. Entre elas, o lançamento de um longa metragem sobre Agroecologia, diferentes ações formativas nos territórios entre os quais estão a região de Brumadinho, o Semiárido e o Pantanal. A reunião ainda contou com a troca de experiências entre o grupo da Fiocruz com o processo de sistematização animado pela ANA sobre as redes territoriais de agroecologia, a celebração do dia nacional do samba em parceria com o Barbatinho Cheiroso, o Raízes do Brasil e o Armazém do Campo, o lançamento de publicações, o contato com os avanços no processo de atualização da plataforma do Agroecologia em Rede (cooperação entre Fiocruz, ABA e ANA) e a exibição do filme “Fio da Meada”, uma produção de Silvio Tendler com roteiro de dois pesquisadores da Fiocruz.

Os elos entre a Saúde e Agroecologia seguem fortalecidos na defesa da vida!

Em breve partilharemos o relatório da reunião e link de acesso à outros materiais, contatos e relatos.

 

Related Posts
Leave a Reply

28 − 26 =