Sesapi e Fiocruz assinam termo de cooperação

O objetivo é fortalecer o sistema único de saúde no estado qualificando ainda mais os serviços disponíveis

Na manhã desta segunda-feira (09) o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e membros da diretoria da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) se reuniram com o Governador Wellington Dias e com membros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a assinatura do protocolo de intenções e do acordo de cooperação entre a Fiocruz, Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde.

O trabalho conjunto entre a Sesapi e a Fiocruz visa o fortalecimento de ações integradas entre as duas entidades visando fortalecer o compromisso com os objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS e sua agenda 2030, associada aos determinantes sociais da saúde no território.

O Governador Wellington Dias destaca que a parceria é de suma importância para avanços no desenvolvimento do nosso estado. “A parceria visa nos proporcionar os meios de alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. Queremos dar esse olhar para a saúde da criança e da mulher, acompanhando aquilo que a ciência hoje tem como melhor opção para nossas ações e assim trabalhar melhor na qualidade de vida da nossa população”, aponta o governador.

O Secretário Florentino Neto destacou que a parceria importante para o desenvolvimento dos serviços de saúde no Piauí. “Com a assinatura desse termo de cooperação temos a intenção de que a Fiocruz possa nos ajudar avaliando os nosso indicadores da saúde e assim, com essa nova visão, desenvolvermos produtos e métodos de melhoria da assistência e atenção a saúde no estado do Piauí”, disse o secretário.

Nísia trindade Lima, Presidente da Fiocruz, destacou os benefícios que a parceria pode trazer para os serviços de saúde do estado. “Visamos a qualificação de recursos humanos com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde no estado.  Essas ações envolvem o campo da vigilância em saúde, atenção a saúde, política para territórios saudáveis e sustentáveis e acreditamos que em conjunto atingiremos mais facilmente esses objetivos”.

Fonte: Pedro Falcão – Portal da saúde, governo do Piauí. 

Leave a Reply

25 + = 32