Protótipo de jogo sobre a ação das vacinas vence desafio do Game Jam

 

Proposta apresentada por três jovens prevê que filhos e pais compreendam a importância da vacinação.

 

Wagner Vasconcelos

 

Foi o interesse em explicar como as vacinas agem no corpo humano e a importância que elas têm para a saúde das pessoas que motivou os jovens Sabrina Souza, Ana Beatriz Oliveira e Alisson Ferreira, a proporem o desenvolvimento de uma plataforma digital voltada para crianças e cuja ideia os levou a serem os vencedores do Game Jam realizado durante a Feira de Soluções para Saúde, sediada em Fortaleza, entre 16 e 19 de outubro.

O desafio do Game Jam era que os jovens se dividissem em grupos e desenvolvessem um protótipo de jogo eletrônico que colabore com as questões de saúde. Os jovens, em sua maioria estudantes, se reuniram ao longo de dois dias em um dos estandes da Fiocruz dentro da Feira do Conhecimento. As propostas foram avaliadas por um júri composto por representantes da Fiocruz, da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ceará e da Associação de Games do Ceará.

O anúncio da equipe vencedora foi feito na cerimônia de encerramento da Feira do Conhecimento (da qual a Feira de Soluções fez parte), pela coordenadora da Feira de Soluções, Claudia Martins, e do pesquisador da Fiocruz, Marcelo de Jesus, coordenador do Game Jam. Como premiação, cada um dos jovens receberá uma bolsa no valor R$ 1.250 para ajudar no desenvolvimento do jogo, que deverá ser disponibilizado em plataformas online e em telefones celulares.

Batizado de “Tiny Doctor”, o jogo concebido pelos jovens mostrará o percurso e a ação das vacinas dentro do organismo, combatendo os vírus que causam doenças e colaborando com a imunização das pessoas. “A ideia é que as crianças repliquem essas informações para os pais, para que não se repitam os erros que muitos adultos cometem ao não vacinarem seus filhos”, explica Ana Beatriz, uma das autoras da proposta vencedora.  Os jovens serão acompanhados ao longo de três meses para o desenvolvimento do jogo na Fiocruz Ceará e se dizem ansiosos para ver a iniciativa implementada o quanto antes.

 

Clique aqui par acessar as fotos da premiação. https://drive.google.com/drive/u/5/folders/1p_DDIl9aqN3228WjdViVx87gXaO8uY35

Leave a Reply

+ 8 = 13