Fiocruz participa da abertura do Congresso dos Municípios do Ceará

 

Mariella de Oliveira-Costa

A troca de experiências para aprimorar o Sistema Único de Saúde a partir das tecnologias desenvolvidas por empresas, instituições de pesquisa e cidadãos. Este é o mote da Feira de Soluções para a Saúde, que prossegue até sábado no Centro de Convenções do Ceará, como parte da Feira do Conhecimento. Outra atividade que ocorre dentro desta Feira é o primeiro Congresso dos Municípios do Ceará, aberto hoje, em cerimônia com participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.

Durante a mesa de abertura, Nísia ressaltou o aprendizado, compromisso e capacidade de prospectar novas ações a partir da junção dos três eventos. Com alegria, ela recordou o trabalho da Fiocruz Ceará e as diferentes parcerias construídas ao longo do tempo, já vislumbrando a celebração dos 120 anos do trabalho da Fiocruz baseado em ciência, tecnologia e inovação a serviço da vida. “A Feira de Soluções para a Saúde expressa que as instituições de ciência e tecnologia estão em contato com a sociedade, ” disse. Nísia lembrou a realização do evento Fiocruz pra Você, no próximo sábado, com oferta de serviços como imunização para a comunidade da cidade do Rio de Janeiro e também em algumas unidades regionais.

“O compromisso expresso nessa parceria com o estado do Ceará e a Associação dos Prefeitos do Ceará vai nos fortalecer e perdurar nas próximas edições da Feira do Conhecimento, valorizando as excelentes experiências de saúde dentro do SUS municipal. Reafirmo o compromisso da Fiocruz de aprendizado mútuo e compartilhamento de experiências e soluções pensadas a partir do Ceará mas que podem ser replicadas para todo o país, onde a ciência, tecnologia e inovação tenham o objetivo de uma construção de uma nação soberana”, disse.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Educação do Ceará, Inácio Arruda, destacou que a presidente da Fiocruz representa o papel fundamental das mulheres na condução dos destinos das cidades e instituições, mulheres muito preparadas para comandar qualquer instância de poder.

Segundo ele, todo avanço encontrado nesses dias de Feira será aplicado diretamente na vida das pessoas, em produtos para o país e para o estado. Ele lembrou que a Fiocruz Pernambuco desenvolveu uma tecnologia muito simples para combater o mosquito Aedes aegypti, a partir de uma armadilha testada no município de Araripe, no Ceará, liquidando os ovos do mosquito, a partir da capacitação de profissionais da saúde e apoio da população no controle da doença. “A partir dessa pesquisa aplicada da Fiocruz, zeramos a dengue no município e quebramos a cadeia de reprodução do mosquito, aliando a criatividade popular aos conhecimentos científicos. Nossos municípios são muito ricos em soluções na área de comunicação, segurança pública, saúde e essa mistura com a ciência e a pessoa do povo faz com que se avance muito”, disse.

O presidente da Associação de Prefeitos do Ceará, Francisco Diniz, deu as boas-vindas aos participantes e apresentou sua expectativa de debate em torno dos problemas dos municípios, ressaltando que os gestores trabalhem na perspectiva da equidade e sejam inspirados pelas soluções inovadoras e conhecimento compartilhado ao longo desses dias.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e servidor da Fiocruz, Wanderson Oliveira, destacou que o Ministério tem priorizado os investimentos na atenção básica e sua expectativa de que, a partir do evento, sejam extraídas muitas inovações. “O Ministério da Saúde está interessado em implementar inovações. A Feira de Soluções para a Saúde é uma das principais iniciativas de operacionalização dessas inovações no cotidiano das pessoas. A vida acontece nos municípios e é preciso fortalece-los”, disse ele, anunciando o destino de R$ 206 milhões para a vacinação na atenção primária, com pagamento de um real per capita para municípios que atingirem a meta de cobertura vacinal, em especial no caso do sarampo.

A vice-governadora do Ceará, Isolda de Arruda Coelho, ressaltou a conexão do congresso dos municípios com a ciência, tecnologia e inovação em saúde, para que seus representantes invistam nessas áreas.

A abertura contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Sarto; o secretário de Fazenda do Ceará Fernanda Pacobahyba; o presidente da Empresa de Tecnologia e Inovação do Ceara, Adalberto Pessoa; o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Glademir Aroldi; e representantes da prefeitura e outros órgãos da capital e do estado do Ceará.

Representantes de diferentes unidades regionais e pesquisadores da Fiocruz também participaram da abertura do I Congresso dos Municípios do Ceará.  Para a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, unir a Feira de Soluções para a Saúde à Feira do Conhecimento e ao I Congresso dos Municípios do Ceará possibilitou que se construísse um espaço para o desenvolvimento de estratégias que contribuem para a resolução de problemas presentes na sociedade brasileira. “É também encontro de saberes, de cultura, de arte, de experiências, de afetos que valorizam a construção coletiva, a participação popular e a articulação como caminhos para uma sociedade mais sustentável, e como preconiza a Agenda 2030, sem deixar ninguém para trás”, afirmou.

Clique aqui para ler a cobertura completa. https://agora.fiocruz.br/blog/

Leave a Reply

40 + = 46