Modelo de gestão organiza o acesso à água de qualidade

 

 

700 mil pessoas. 1711 comunidades. 185 famílias. Cerca de 30% da população rural do Ceará. Esses números fazem parte do alcance do modelo de gestão Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que leva à casa dessas pessoas um recurso natural básico para a saúde: água de qualidade.

O modelo de gestão existe há mais de 20 anos e propõe o acompanhamento técnico, tratamento da qualidade da água e também realiza capacitação social com os assistidos, ensinando as comunidades abastecidas sobre o uso racional da água, por exemplo.

Atualmente as regiões rurais de Sobral, Crateús, Fortaleza, Russas, Quixadá, Acopiara, Juazeiro do Norte e Itapipoca contam com esse modelo de gestão Sisar.  As oito regiões com suas associações comunitárias da zona rural do estado formam o Instituto Sisar, organização não-governamental, sem fins lucrativos, que busca a universalização do acesso à água de qualidade, garantindo a dignidade da população rural, assegurando a prestação dos serviços de manutenção em saneamento básico, de forma autogerida e autossustentável, e contribui para o desenvolvimento social e a preservação ambiental.

A proposta contribui para se alcançar o número seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos, e será apresentada na Feira de Soluções para a Saúde, de 16 a 19 de outubro em Fortaleza – CE, durante a Feira do Conhecimento. Para o diretor do Instituto Sisar, Marcondes Ribeiro Lima o evento será oportunidade de apresentar a ideia e ganhar mais parceiros para que o projeto se capilarize ainda mais no estado. “Alcançamos partes da zona rural dos 152 municípios, e podemos chegar aos 184 existentes”, afirmou.  Ele alertou também que a proposta não privatiza o saneamento, mas dá uma opção ao homem do campo para que tenha água em casa e com qualidade. O custo para uso de até 10 mil litros de água, envolve menos de 20 reais, que contemplam as taxas de operação, de energia e de administração do sistema. Segundo ele, o modelo aumenta a vida útil dos sistemas pois antigamente, esses sistemas hídricos implantados pelo governo, por meio de financiamento para caixa d’água, estação de tratamento, redes de distribuição e ligações prediais se sucateavam muito rápido.

O modelo de gestão também fortalece a região rural para que população do campo não migre para a cidade, mas se fixe no interior, com preservação dos mananciais sem que se esgotem, mas haja utilização racional da água e maior consciência ambiental.  “Quando não há pagamento, há desperdício e falta água no futuro”, disse.

Outros resultados apontados são a melhor distribuição da água tratada com consequente redução das doenças de veiculação hídrica. Os parceiros da iniciativa são o governo do Estado do Ceará, o Banco Mundial e o Banco Alemão KfW.

Sobre

A Feira de Soluções para a Saúde– Saúde Digital para Territórios Saudáveis e Sustentáveis, em Fortaleza – CE faz parte da programação da Feira do Conhecimento, será espaço de diálogo regional e formação de redes de cooperação entre os responsáveis pelas soluções industriais, sociais e de serviços de saúde inscritas. Clique aqui para conhecer as demais experiências inscritas.

 

As Feiras de Soluções para a Saúde surgiram em 2017, a partir do projeto Plataforma de Vigilância de Longo Prazo para Zika vírus e microcefalia no âmbito do SUS, sob a responsabilidade da Fiocruz Brasília e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz).
A primeira edição da Feira de Soluções para a Saúde, promovida pela Fiocruz, foi realizada em Salvador (BA), em 2017, com tema específico para o combate à zika e às síndromes congênitas. Em abril deste ano, a segunda edição da Feira foi realizada em Bento Gonçalves (RS), com tema Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. As soluções cadastradas em ambos eventos estão acessíveis online, já que uma das propostas da Feira é justamente montar um banco de soluções para a saúde, organizado por área de atuação.

Modelo de gestão SISAR

Leave a Reply

31 − = 28