Fiocruz inicia preparativos para a 3ª edição da Feira de Soluções para Saúde

 

Por Nathalia Gameiro

 

Representantes da Fiocruz estiveram na Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (Secitece) para discutir a programação do evento que abrigará a Feira de Soluções para Saúde, a Feira do Conhecimento (FdC3) e o Congresso de Gestores Municipais. O evento já tem data e local marcados: 16 a 19 de outubro, no Centro de Eventos de Fortaleza.

Participaram da reunião gestores do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece). Entre os representantes da Fiocruz Brasília estavam o coordenador de Integração Estratégica, Wagner Martins, o assessor da Direção João Miguel Estephanio e a pesquisadora Kellen Resende. Pela Fiocruz Ceará, participaram o diretor Carlile Lavour e os pesquisadores Silvia Bonfim, Odorico Monteiro e Ondina Canuto. Já pela Presidência da Fiocruz, participaram Cláudia Martins, Gabriela Lobato e Lisabel Klein.

 “A FdC3 será um divisor de águas. O Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, por meio da Secitece e do Centec, estará conectado diretamente com a Fiocruz, a Aprece e o Cosems, na perspectiva de fortalecermos a relação entre gestão, academia, empresas públicas e privadas, dialogando sobre problemas e soluções viáveis para a vida do povo nas cidades”, destaca a secretária executiva da Secitece, Nágyla Drumond.

Depois da reunião, os participantes fizeram uma visita ao local do evento para estudo do espaço, além de encontro na Fiocruz Ceará para busca de soluções que podem ser apresentadas na terceira edição da Feira. 

Feira de Soluções para Saúde

As Feiras de Soluções para Saúde, iniciativa da Presidência da Fiocruz, possuem formato inovador de apresentar soluções industriais, sociais e de serviços para a saúde. Nela, pesquisadores, movimentos sociais, instituições públicas e privadas se juntam para mostrar suas iniciativas. A primeira delas foi realizada em Salvador (BA), em agosto de 2017, e abordou o tema Zika e síndromes congênitas. Seus resultados foram bastante significativos: 1.422 pessoas se inscreveram para participar das mais de 50 atividades.

 

Bento Gonçalves, município do Rio Grande do Sul, recebeu a segunda edição do evento em abril deste ano, com o tema Saúde Única para Territórios Saudáveis e Sustentáveis. A Feira ofereceu espaços para a discussão, propostas e soluções relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao conceito de One-Health (que articula as saúdes humana e animal e também o meio ambiente) e contou com mais de 1,5 mil participantes. Trabalhos e soluções com resultados e inovações que buscam a melhoria do atendimento e qualidade de vida da população também foram apresentados em tendas de expositores de diversos municípios do estado durante os quatro dias de evento.

 

Related Posts
Leave a Reply

2 + 1 =