Plataformas de soluções para a saúde pública são apresentadas durante Semana Uma Só Saúde

A Semana Uma Só Saúde teve início nesta segunda-feira, 22 de abril, na cidade de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pautaram as discussões de mesas redondas, rodas de conversa e oficinas. Soluções e respostas para a saúde pública foram apresentadas, entre elas, plataformas virtuais que reúnem experiências e práticas de municípios, cidades e estados brasileiros. 

A Plataforma Ágora, lançada em 2011, abriga redes que possibilitam a interação e cooperação intersetorial em diversos segmentos da saúde, como leishmaniose, práticas integrativas e complementares, Agenda 2030 na América Latina e Caribe, economia da saúde e territórios saudáveis e sustentáveis. Busca aproximar pessoas comuns, gestores e pesquisadores para produzir e disseminar conhecimento e tecnologias de forma colaborativa. A plataforma abriga também o banco de soluções de serviço, industriais e sociais para a promoção da saúde de um território saudável e sustentável.

“A ideia é que o diálogo possa ocorrer a partir de bancos de informação. Os dados são seguros e armazenados na plataforma da Fiocruz, não serão vendidos ou compartilhados futuramente”, explica o coordenador de Integração Estratégica da Fiocruz Brasília e idealizador do projeto, Wagner Martins. Ele destaca que a era em que vivemos é digital e com isso, a ciência também precisa ser digital.

Outra ferramenta apresentada foi o IdeiaSUS, um grande banco de práticas de inovação em serviços de saúde e meio ambiente, criado pela Fiocruz em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems-RJ).  Para o integrante do projeto e chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Valcler Rangel Fernandes, a expansão da atenção básica possibilitou a existência do campo de inovação diversificado e direcionado à solução de problemas centrais de implementação do SUS as esferas locais, regionais e nacional.

A iniciativa permite que secretarias e profissionais do país compartilhem experiências, fomentando a aproximação da pesquisa e inovação tecnológica com as práticas de saúde vividas no cotidiano das gestões municipal, estadual e federal. A ideia é que os profissionais busquem elementos para reproduzir práticas bem sucedidas. No site, é possível fazer o relato de projetos e a busca de ideias. Qualquer pessoa pode se cadastrar gratuitamente. Com o compartilhamento de conhecimento, busca-se fortalecer e consolidar o Sistema Único de Saúde, contribuindo para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira. “Nosso caminho é o SUS. Precisamos falar para a sociedade que temos soluções”, lembrou Valcler.

O Portal de Boas Práticas em saúde da mulher, da criança e do adolescente também foi apresentado no evento. A iniciativa é voltada a profissionais de saúde e gestores e oferece conteúdo criado por especialistas e em diferentes formatos, buscando a melhoria do cuidado e atenção às mulheres e recém-nascido. Os conteúdos de criança e adolescente estão em fase de desenvolvimento. O portal foi criado pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

As experiências de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa também estão reunidas em uma plataforma: Saúde da Pessoa Idosa: boas práticas. O portal busca incentivar estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no SUS e estimular a participação social. “Desde a criação do site, vimos a repercussão e replicação de experiências para outros municípios, buscando a resolução de problemas similares”, conta Débora Castanheira, pesquisadora da Fiocruz.

A Semana Uma Só Saúde abriga a Feira de Soluções para a Saúde, organizada pela Fiocruz, e o 31º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). Pesquisadores, profissionais de saúde, gestores e movimentos sociais estarão reunidos até o dia 25 de abril em Bento Gonçalves para discutir temas relacionados à saúde.

A cobertura completa está disponível neste link.                   https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/feira-de-solucoes-para-a-saude-acompanhe-a-cobertura-completa-aqui/

Related Posts
Leave a Reply

+ 26 = 27