Fiocruz lança jogo com soluções para Agenda 2030

Com o objetivo de promover a curadoria social de iniciativas de saúde, ciência e tecnologia para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, a Fiocruz lançará entre os dias 6 e 8 de novembro, a primeira edição do jogo “Desafio 2030: Tecnologias sociais”.

Com uma lógica de evento virtual, o desafio propõe a interação entre usuários e as missões associadas aos 5 P’S do Desenvolvimento sustentável: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Com isso, além de formar curadores de iniciativas associadas aos diversos temas da saúde e CTI, pretende-se desenvolver uma metodologia de engajamento com a Agenda 2030, divulgando ideias e iniciativas do Brasil, America Latina e Caribe.

 

Sobre o Jogo

O desafio 2030 é realizado dentro de um povoado virtual, chamado Ágora. Neste cenário, o usuário é levado a conhecer os problemas que a população local sofre – como pobreza, fome, doenças, guerras e desastres naturais – e a solucioná-los implementando as metas dos ODS. Esta é a primeira de uma série de edições temáticas relacionadas aos temas da saúde, ciência e tecnologia.
São cinco missões (fases) e a cada uma o participante transforma e reconstrói partes do povoado, subindo níveis no status de curador. As tarefas podem ser desde compartilhamento e comentários nas soluções até o apoio – que e feito utilizando-se uma moeda virtual – os seeds.

Ao final, o povoado Ágora estará reconstruído com escolas, unidades básicas de saúde, energia limpa, hortas comunitárias, praças e o castelo – da Fiocruz, onde propõe-se se o local para formação de parcerias entre cidadãos, pesquisadores, instituições públicas e empresas sustentáveis. O jogo se encerra com a certificação do participante como Curador do tema da edição.
Disponível para Android e IOS.

Related Posts
Leave a Reply

14 + = 21